20 de setembro é um dia histórico e marcante para os gaúchos. Uma das datas mais importantes para a história do Rio Grande do Sul. Marcada por diversos desfiles e comemorações ao redor do estado, recorda a Revolução Farroupilha.
No dia 20 de setembro de 1835, ocorreu o início a chamada Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, que aconteceu em território gaúcho. Organizada pela elite do estado, o movimento lutou contra o poder imperial do Brasil. Os estancieiros estavam insatisfeitos com a política fiscal do governo brasileiro.
Nesta época, o Rio Grande do Sul possuía um grande mercado no produto de charque (carne seca) e as queixas se referiam à cobrança de impostos realizada pelo governo. O movimento, então liderado pelo estancieiro Bento Gonçalves, espalhou-se por boa parte do território do estado.
Localizado numa região privilegiada, o Rio Grande do Sul tem as quatro estações do ano bem definidas. Ser gaúcho é ser unido, acolhedor, guerreiro, trabalhador e, acima de tudo, é ter orgulho de suas raízes e da sua cultura e tradição.
O estado tem hino próprio, com letra de Francisco Pinto da Fontoura, música do maestro Joaquim José Mendanha e harmonização de Antônio Corte Real (clique aqui e escute). Foram compostas ainda inúmeras canções que representam o Rio Grande, a história e a vida do gaúcho, entre elas:
Querência Amada – Teixeirinha Clique aqui e escute
Canto Alegretense – Neto e Bagre Fagundes Clique aqui e escute
Céu, Sol, Sul, Terra e Cor – Leonardo Clique aqui e escute
Eu Sou do Sul – Elton Saldanha Clique aqui e escute
Rio Grande do Sul – João Luiz Corrêa Clique aqui e escute
Enfim, ser gaúcho, ser gaúcha é cultuar as origens, valorizar a lida campeira, o cavalo, o gado, a pilcha, o chimarrão, os arreios, a simplicidade… é ser solidário, hospitaleiro com todos os irmãos e irmãs. Como dizia o saudoso cantor Leonardo, “nessa terra, tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor”.
Autor Julio Cesar Soares da Silva
___
OU NAS LIVRARIAS:
Livrarias Santos: https://www.livrariasantos.com
Livrarias Cameron: https://www.livrariacameron.com.b
—
Gostou da crônica? Deixe o seu comentário e compartilhe nas suas redes sociais!
3 comentários
Magda Caliari · 20/09/2023 às 11:40
Muito orgulho de ser gaúcha! E Viva o Rio Grande!!!
Raimundo Sebastião da Silva (Sebastião) · 20/09/2023 às 13:03
Tenho orgulho em ter sido acolhido por este Estado de Gauderios. Me sinto um desses, desde a minha infância, dos meus 13 anos aos 19 anos morando na cidade de Carazinho e posteriormente, nos mudamos para a cidade de Canoas onde moro até hoje. Viva o Rio Grande de Sul Tchê !
José Antônio Coutinho · 20/09/2023 às 15:27
Vi sobre este caso na escola e numa novela