Devo lembrar que, nesta crônica, não me refiro a ser o primeiro no sentido de ser campeão. Refiro-me a ser o primeiro a vencer os próprios desafios. É muito comum, em uma sala de aula, o professor fazer uma pergunta que você sabe a resposta, mas, por inibição ou medo, não responde. Daí o colega ao lado responde, justamente o que você responderia e o professor diz a ele, “mas que resposta inteligente. Fale comigo no final da aula que preciso de um estagiário e quero contratá-lo”.
Nesse caso, você fica com um sentimento de culpa por não ter respondido. Vai para casa com um tijolo atravessado em sua garganta. Assim é a vida. Existem muitas oportunidades. É uma questão de aproveitá-las ou dá-las de bandeja para quem está disposto a encará-las. É missão fácil, porém precisamos estar preparados para assumi-la.
Temos que trabalhar nosso inconsciente e resolver os problemas oriundos do passado, que são condicionantes em nossas vidas, como o medo, a inibição, a falta de atitude, entre tantas outras coisas.
Até quando você aceitará o segundo, terceiro, quarto lugar em sua vida?
Pergunte a um piloto de Fórmula 1 o que significa ter ficado em segundo lugar em um Grande Prêmio, perdendo a primeira colocação só por alguns segundos…
Portanto, assuma a corrida de sua vida e chegue com maestria no primeiro lugar, mas lembre-se sempre:
GANHAR nem sempre significa ser o primeiro. VENCER significa que você está se saindo melhor do que nunca!
Vença seus medos, seus bloqueios, seus (pré) conceitos e assuma as rédeas de uma nova vida.
Os medos em nossas vidas são nocivos e impedem de sermos mais felizes e bem-sucedidos. Agem como o freio de mão do carro de nossa vida, só que puxado até o pescoço.
Seja sempre o primeiro, mas nunca se sobreponha a ninguém, afinal, humildade é o grande segredo da vida. Sempre haverá alguém superior, assim como também inferior a você.
“Se você quer um mundo melhor, seja melhor. Se quiser justiça, seja justiça. Se quiser amor, seja amor. Tudo começa sempre por você.”
Damião Maximino
Autor Julio Cesar Soares da Silva
1 comentário
Martinho Faria · 26/02/2023 às 12:33
Assuma sempre dizer a verdade e a realidade. Não se iniba de poder ser exemplo, lembrando que sua contribuição será para somar, jamais para diminuir.
Humildade no protagonismo.