Devo lembrar que, nesta crônica, não me refiro a ser o primeiro no sentido de ser campeão. Refiro-me a ser o primeiro a vencer os próprios desafios. É muito comum, em uma sala de aula, o professor fazer uma pergunta que você sabe a resposta, mas, por inibição ou medo, não responde. Daí o colega ao lado responde, justamente o que você responderia e o professor diz a ele, “mas que resposta inteligente. Fale comigo no final da aula que preciso de um estagiário e quero contratá-lo”.

 

Nesse caso, você fica com um sentimento de culpa por não ter respondido. Vai para casa com um tijolo atravessado em sua garganta. Assim é a vida. Existem muitas oportunidades. É uma questão de aproveitá-las ou dá-las de bandeja para quem está disposto a encará-las. É missão fácil, porém precisamos estar preparados para assumi-la.

 

Temos que trabalhar nosso inconsciente e resolver os problemas oriundos do passado, que são condicionantes em nossas vidas, como o medo, a inibição, a falta de atitude, entre tantas outras coisas.

 

Até quando você aceitará o segundo, terceiro, quarto lugar em sua vida?

 

Pergunte a um piloto de Fórmula 1 o que significa ter ficado em segundo lugar em um Grande Prêmio, perdendo a primeira colocação só por alguns segundos…

 

Portanto, assuma a corrida de sua vida e chegue com maestria no primeiro lugar, mas lembre-se sempre:

 

GANHAR nem sempre significa ser o primeiro. VENCER significa que você está se saindo melhor do que nunca!

 

Vença seus medos, seus bloqueios, seus (pré) conceitos e assuma as rédeas de uma nova vida.

 

Os medos em nossas vidas são nocivos e impedem de sermos mais felizes e bem-sucedidos. Agem como o freio de mão do carro de nossa vida, só que puxado até o pescoço.

 

Seja sempre o primeiro, mas nunca se sobreponha a ninguém, afinal, humildade é o grande segredo da vida. Sempre haverá alguém superior, assim como também inferior a você.

 

“Se você quer um mundo melhor, seja melhor. Se quiser justiça, seja justiça. Se quiser amor, seja amor. Tudo começa sempre por você.”

Damião Maximino

 

Autor Julio Cesar Soares da Silva

 

 

Compartilhe com seus amigos!


Julio Cesar Soares da Silva

Gestor, advogado, pós-graduado em Recursos Humanos e Direito Imobiliário, palestrante e filantropo, Julio Cesar Soares da Silva é Diretor-Presidente da Guarida Imóveis.

1 comentário

Martinho Faria · 26/02/2023 às 12:33

Assuma sempre dizer a verdade e a realidade. Não se iniba de poder ser exemplo, lembrando que sua contribuição será para somar, jamais para diminuir.
Humildade no protagonismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *