A palavra gestão já integra o vocabulário empresarial e da literatura. Baseado nisso, façamos uma rápida viagem no tempo, refletindo a respeito desse instigante tema. Antes, porém, relembro que o fundamental de uma boa gestão é atender às necessidades dos clientes, afinal de contas, não existe empresa bem-sucedida sem que haja cliente “satisfeito”.

Até pouco tempo, antes da invasão da era eletrônica, as empresas atuavam basicamente com serviço braçal, razão pela qual tinham que trabalhar, e muito, utilizando o máximo do potencial físico de seus empregados. Não existiam poderosos computadores, impressoras a laser, muito menos a Internet. Havia, apenas, a antiga máquina de escrever. Como as empresas não tinham tempo para pensar em estratégias, restava trabalhar e trabalhar. Os clientes se sujeitavam a aguardar e aceitavam os serviços oferecidos. Hoje, entretanto, caso demore um pouco mais a serem acolhidos ou recebam atendimento insatisfatório, saem do estabelecimento em busca de um lugar que os receba melhor, ou do produto do concorrente ao lado que talvez até nem tenha mais qualidade. Por isso, ironiza-se dizendo que cliente é mais que “Deus”, porque “Deus” perdoa, cliente não.

Com o avanço tecnológico, a globalização e o aumento da concorrência, entre outros fatores, as empresas, para sobreviverem e vencerem “a crise”, tiveram que acompanhar as mudanças, modernizando seus processos internos, investindo muito no capital humano, em tecnologia e nas necessidades dos clientes.

Aliás, apenas satisfazer não basta. As famosas frases de efeito, como satisfazer, superar, surpreender, encantar e antecipar os desejos dos clientes não funcionam mais. Temos que nos comprometer com o sucesso dos clientes. As empresas que estão obtendo resultados positivos em plena época de “crise”, ao invés de utilizar o trabalho físico de seus empregados, estão aproveitando seu potencial intelectual, fazendo com que eles interajam na gestão, tendo-os como elementos importantes, migrando de empregados para colaboradores, de grupos de trabalhos para equipes comprometidas com o sucesso da empresa e do cliente.

Outro importante patrimônio é o banco de dados. Bem gerenciado, pode proporcionar uma série de benefícios, pois a informação precisa é a moeda do momento. Com ferramentas como pesquisas, gráficos e monitoramentos, as organizações têm como objetivo administrar as informações e obter resultados superiores. Assim, a gestão nada mais é do que administrar a sua empresa utilizando-se de técnicas e ferramentas disponíveis, lembrando sempre que somente conseguiremos obter êxito com a participação ativa de pessoal qualificado e motivado. As empresas que estão acomodadas, aguardando a crise passar, convêm ligar o sinal de alerta, pois certamente a crise há de aumentar. As chamadas crises abrem novos horizontes para aqueles mais capazes, que visualizam oportunidades no meio das “turbulências”. A missão não é fácil, pois reunir atendimento personalizado, qualidade, preço competitivo e uma equipe motivada requer muito talento empreendedor. Nunca perca de vista que os vencedores fazem aquilo que os perdedores deixam de fazer. Segundo Peter Drucker, considerado o papa da consultoria no mundo corporativo: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. Tratemos, pois, de colocar em prática a criatividade, transformando sonhos em realidade, com boa gestão empresarial, pessoal e financeira, o que por certo resulta na qualificação das empresas e, consequentemente, nós, os consumidores e os clientes, somos os principais beneficiados.

Autor Julio Cesar Soares da Silva

“Estamos nos afogando em informação e famintos por sabedoria.”

Edward O. Wilson

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Julio Cesar Soares da Silva

Gestor, advogado, pós-graduado em Recursos Humanos e Direito Imobiliário, palestrante e filantropo, Julio Cesar Soares da Silva é Diretor-Presidente da Guarida Imóveis.

2 comentários

Magda Caliari · 06/08/2023 às 13:34

Corretíssima análise. Outros tempos exigem adaptações. Acompanhar a evolução nos remete a mudanças em todos os sentidos: pessoal, pra aceitar e professional pra acompanhar e crescer. Parabéns pelo texto.

Vilma Braga · 06/08/2023 às 13:43

Belo texto! De alguém que sabe o que faz e o faz com maestria! Parabéns!!!

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